Será através de um live streaming no YouTube Pavilhão do Conhecimento, que a Ciência Viva vai dar a conhecer mais sobre o novo Telescópio Espacial James Webb. O JWST será colocado em linha com o Sol e a Terra, a 1.5 milhões de quilómetros do nosso planeta, estando já a caminho do seu posto de observação. A conversa sobre o JWST centra-se na pergunta "Que respostas e que novas questões nos vai trazer o maior e mais potente telescópio de sempre?", destaca a Ciência Viva, em comunicado.
A iniciativa é organizada pelo ESERO Portugal e pela Ciência Viva, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa. A sessão será moderada por Ana Noronha e Pedro Russo, da direção da Ciência Viva.
Durante a conversa, será possível "conhecer melhor esta missão espacial e revisitar os melhores momentos do seu lançamento". A sessão conta com os comentários de investigadores portugueses como Catarina Alves de Oliveira (Agência Espacial Europeia), Elisabete da Cunha (Australian National University), Rui Agostinho (Universidade de Lisboa) e Nuno Santos (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto), bem como Ricardo Conde e Cláudio Melo (Agência Espacial Portuguesa).
O Telescópio Espacial James Webb resulta da colaboração da NASA, da ESA e da Agência Espacial Canadiana. Vai complementar o Telescópio Espacial Hubble com imagens na gama do infravermelho, que permitirão explorar melhor o Universo e as suas origens, a formação das primeiras galáxias e procurar novos planetas fora do Sistema Solar.