"O espaço está presente no dia-a-dia de todos nós, mesmo sem darmos por isso", começa por realçar a organização do "Espaço à Quarta", o novo projeto que vai transmitir semanalmente conversas com especialistas sobre o espaço. A iniciativa parte da A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa.

O ciclo de conversas online "Espaço à Quarta" realiza-se sempre na quarta quarta-feira de cada mês, às 19h00, em direto no YouTube da Ciência Viva e da Agência Espacial Portuguesa. A primeira sessão acontece amanhã, dia 27 de janeiro, com a participação do astronauta análogo João Lousada. Nesta primeira sessão, vai ser possível descobrir, destaca a organização, em comunicado, "o que faz um astronauta análogo", bem como saber "como é acompanhar o trabalho realizado num laboratório científico fora da Terra".

 

 

Em comunicado, a organização explica que o "Espaço à Quarta" contará com a participação de "investigadores e especialistas de empresas que trabalham em Portugal ou no estrangeiro". O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.

Outros temas previstos dizem respeito à importância do espaço para o estudo da ionoesfera (24 de fevereiro) ou a relevância dos dados de satélites de observação da Terra na monitorização da mudança climática (24 de março). Os temas e convidados das sessões seguintes serão divulgados brevemente.

Para saber mais, clica aqui.