A competição, dirigida a estudantes universitários de ciências informáticas, tem como objetivo promover o desenvolvimento das capacidades técnicas dos participantes num cenário divertido, desafiando-os a alcançar o título de "Supremos Defensores Tecnológicos do Universo". As inscrições estão abertas até 24 de outubro.

Este evento contará com a participação de equipas compostas por três alunos provenientes de diversas universidades do país e a colaboração científica das Universidades de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Universidade do Algarve, que colaboraram com a OutSystems na criação de desafios cientificamente estimulantes para alunos de informática. Ao longo de nove horas (das 11h00 às 20h00), os alunos participantes na Battle of Universities irão tentar resolver uma série de desafios no menor tempo possível, acumulando pontos por cada desafio ultrapassado.

A equipa vencedora será a que reunir mais pontos e terá como prémio a deslocação a uma das edições da GoTo Conference, que se realiza em várias cidades europeias, tais como Berlim, Copenhaga ou Amesterdão, incluindo a viagem, alojamento e bilhetes para aquele que é considerado um dos maiores eventos tecnológicos a nível mundial. Os vencedores ganham também a possibilidade de participar num projeto inovador com a EDP, parceira deste evento organizado pela OutSystems.

Para a equipa classificada em segundo lugar estão reservados Gift Cards da Amazon no valor de 400 euros para cada um dos membros, enquanto a equipa terceira classificada receberá versões do Gift Card da Amazon no valor de 200 euros.

"Apesar da vasta experiência em Comissões Científicas de concursos de programação para alunos universitários, a preparação da primeira Battle of Universities (BoU) tem sido um verdadeiro desafio. Com as regras da BoU, as características dos problemas serão mais diversificadas e as competências testadas serão mais abrangentes. A BoU é um exemplo de parceria universidade-empresa que obriga as partes a trabalhar em equipa. Espero que tenha grande sucesso e que os alunos aproveitem a oportunidade e adiram em massa", explica Margarida Mamede, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da Comissão Científica da iniciativa.

Sabe mais informações sobre este evento aqui.