Há muito que o conceito de viajar para fora cá dentro é seguido por grande parte dos portugueses, durante o verão. Mas nem sempre é fácil encontrar o destino ideal, onde se pode conhecer vários locais, sem que faltem as atividades. É a pensar nisso e na vontade de ver Portugal de lés-a-lés que podes seguir esta lista e rumar à descoberta do país.
#1 Nacional 2 (N2)
De Chaves a Faro, a N2 apresenta-se como uma versão portuguesa da Route 66, a famosa estrada que atravessa os Estados Unidos quase ao longo de 4 mil quilómetros. Aqui, a N2 divide o país ao meio e conduz os viajantes numa rota ao longo de 35 municípios, 13 rios e 11 serras. São cerca de 740 quilómetros que podes fazer de carro, autocaravana, moto, à boleia e até mesmo a pé.
Esta estrada passa por Lamego, Viseu, Lousã, Ponte de Sôr, Viana do Alentejo, Loulé e muitos outros municípios que, desde logo, te vão levar numa viagem gastronómica. O itinerário traçado depende dos dias disponíveis para viajar, que pode ir de norte a sul ou ficar apenas numa região do país.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#2 Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Com uma extensão de cerca de 100 km e abrangendo 4 municípios (Aljezur, Vila do Bispo, Sines e Odemira), o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina vai de Sines até ao Cabo de São Vicente. As rotas a traçar podem ser várias, dependendo do tempo de duração da viagem.
Para quem escolher percorrer o parque e visitar vários locais, é recomendável ir de carro. Mas se for uma viagem entre localidades mais próximas ou em que a escolha de pontos turísticos é mais reduzida, ir de autocarro já é uma opção a considerar. Alguns dos locais pelos quais podes passar são, Porto Covo, Zambujeira, Odemira, Pego das Pias, Praia da Carreagem, Burgau.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#3 Alto Douro Vinhateiro
A mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, onde se produz o vinho do porto, é já um dos ex-libris do turismo nacional. O Alto Douro Vinhateiro oferece paisagens ao longo do vale do rio Douro, que são combinadas com alguma ação humana. Em 2001, a UNESCO classificou o Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da Humanidade, mas esta região não se limita ao enoturismo – há muitas aldeias históricas, trilhos pedestres e miradouros para descobrir.
Em setembro e outubro, época das vindimas, é quando há mais turistas nesta região. Podes dar início a esta viagem no Peso da Régua, conhecer a aldeia vinhateira de Barcos e seguir ao longo da nacional 222, que tem sempre o Douro como companheiro. Entre o Miradouro de Casal de Loivos, a aldeia Vinhateira de Provesende, São João da Pesqueira, a aldeia histórica de São Xisto e Vila Nova de Foz Côa, locais para visitar não faltarão.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#4 São Miguel
Dizendo adeus a Portugal continental, rumar até à ilha de São Miguel implica encontrar algumas das mais emblemáticas paisagens do arquipélago dos Açores. A melhor forma de conhecer São Miguel é de carro, por haver uma distância considerável entre muitos dos locais a visitar. A Lagoa das Sete Cidades continua a ser das maiores atrações turísticas, e é no miradouro Vista do Rei que se consegue uma das melhores vistas.
Descendo até à freguesia de Sete Cidades, é possível entrar na lagoa e praticar desportos náuticos. Os miradouros não faltarão, assim como as piscinas termais de água quente ou mesmo os passeios pela natureza. Da Lagoa de Fogo à Lagoa do Canário, da Poça da Dona Beija ao Parque Terranostra, há muito para descobrir, com atividades para fazer. O Nordeste da ilha de São Miguel é destino para uma road trip, não esquecendo de visitar a capital da ilha, Ponta Delgada, e entrar pelas Portas da Cidade.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#5 Ferreira do Zêzere
Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa, pertencente ao distrito de Santarém. Esta vila ribatejana está a menos de 200km de Lisboa e a 65km de Coimbra. Para aproveitar a natureza, é aconselhável viajar nos meses com temperaturas mais elevadas. Entre serras e vales, Ferreira do Zêzere é uma experiência na natureza, mesmo no centro de Portugal, onde as praias fluviais, os trilhos e os miradouros são as atrações principais.
A praia fluvial da Castanheira, uma das praias da Albufeira de Castelo de Bode, conhecida como Lago Azul, é das mais visitadas, onde os desportos náuticos são uma das ofertas. Quem visita Ferreira do Zêzere deve ir até Dornes, uma localidade deste concelho, mas pode também seguir viagem para outras localidades, indo até Tomar, a “cidade dos Templários”, ou mesmo até à Vila Medieval de Ourém, onde a oferta cultural estende a viagem por mais uns dias.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#6 Região do Alqueva
Foi no início do século XXI, depois das comportas da barragem do Alqueva serem fechadas, que o rio Guadiana inundou a planície, formando o Grande Lago do Alqueva – o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental. Desde então, o lago começou a ser uma das opções mais populares dentro do turismo português, com a construção de empreendimentos em Portel, Moura, Mourão, Alandroal ou Reguengos de Monsaraz.
Para além da experiência de banhista, é ainda possível realizar vários tipos de atividades náuticas. O Castelo de Mourão, as fortificações de Monsaraz ou o monumento megalítico Cromeleque do Xerez são algumas das atrações mais populares desta região, que é ainda próxima das cidades de Évora e Estremoz ou da vila de Campo Maior.