Tudo começou com um e-mail. “A reitoria da Universidade do Porto estava a pedir voluntários para levar bens a estudantes em isolamento”, conta a estudante Susana Nunes, de 18 anos. Aluna do primeiro ano da licenciatura em Biologia, Susana já tinha estabelecido como objetivo participar em ações de voluntariado, durante a sua passagem pelo Ensino Superior. Por essa razão, inscreveu-se e, duas semanas depois, estava a prestar assistência a um colega.
Susana Nunes foi uma das estudantes da Universidade do Porto que apoiou colegas em isolamento.
A ação de Susana foi inserida na rede de voluntários lançada pela Universidade do Porto – “Apoio Domiciliário - Covid-19” – que, no momento de lançamento, contava com 100 participantes. Estes voluntários realizam a entrega de refeições, medicação ou bens de primeira necessidade, focando-se nos elementos da comunidade académica que residam sozinhos (em habitações, residências universitárias ou outro tipo de alojamento) e que estejam em isolamento domiciliário imposto pelas autoridades de saúde.
Susana foi uma das estudantes da Universidade do Porto a aderir e, durante uma semana, em novembro, prestou assistência a um colega de residência, buscando e entregando refeições, em coordenação com os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP). Um gesto que, conta a estudante, teve impacto no colega: “Senti que ficava feliz de me ver. Era um contacto social, por mais curto que fosse”.
Para Susana, este apoio é especialmente importante, tendo em conta o contexto de entrada no ensino superior. E a estudante sente mesmo que há “um sentido de entreajuda” criado durante esta pandemia. “Penso que os estudantes ficaram sensibilizados para as necessidades dos colegas”, explica, realçando que, sobretudo na fase de adaptação ao ensino superior, o isolamento pode tornar-se difícil. “Há uma diferença muito grande entre o sonho de entrar na universidade e a realidade de estar em isolamento”, sublinha.
Se procuras financiamento para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal
A experiência de apoiar um colega em isolamento foi “muito boa”, considera a estudante. “Foi um primeiro passo que me fez sentir bem e agora quero seguir este caminho, participando noutros projetos”, revela, antes de explicar o que pretende fazer, em específico: “o próximo passo será entrar num projeto ligado ao apoio aos sem-abrigo”.
Por todo o país, estudantes do Ensino Superior mobilizam-se para fazer frente às consequências sociais da pandemia da Covid-19. Apoio a estudantes, idosos ou sem-abrigo são alguns dos exemplos das muitas ações em que participou a comunidade estudantil, durante os últimos 12 meses. Conhece vários exemplos na edição deste mês da revista Forum Estudante. E se procuras apoio financeiro para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal.
Conhece mais histórias de estudantes que combatem a pandemia:
#1 O primeiro passo de Susana
#2 Como Miguel encontrou um sentido
#3 Joana e Diana criaram "um porto de abrigo"
#4 Nicole partilhou histórias, para criar ligações
#5 Mariana abriu janelas entre gerações
#6 Francisco ofereceu flores e "espalhou vida"
#7 Miguel e o desejo de ajudar