"O vírus está a espalhar-se", explicava em abril à FORUM o estudante Franscisco Cardoso: "Nós queremos espalhar vida!". Foi esse o mote escolhido pelo grupo de sete estudantes da Universidade de Aveiro que fundaram o projeto _comvida. "Decidimos criar a iniciativa com dois objetivos", contava então o estudante de mestrado em Engenharia e Design de Produto: "divulgar iniciativas positivas, nesta altura desafiante, e realizar as nossas próprias ações". 

 

A primeira ação realizou-se a 7 de abril: a entrega de 1000 estrelícias no Centro Hospitalar Baixo Vouga, em Aveiro. "Soubemos, através de uma notícia na televisão, que havia flores que acabavam por murchar, por não serem vendidas", recordava Francisco Cardoso. A partir daí, o grupo _comvida contactou os produtores, de forma a fazer a entrega aos profissionais de saúde. 

Depois do sucesso deste primeiro momento, seguiram-se outras três ações, durante o mês seguinte – no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Lamego e Chaves), no Hospital de São João (Porto) e no Centro Hospitalar Lisboa Norte. No total, mais de 5000 flores foram entregues aos profissionais de saúde que combatem, na linha da frente, a pandemia da Covid-19.

 


Se procuras financiamento para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal


 

Esta equipa de estudantes da Universidade de Aveiro era formada por alunos de diferentes cursos, tendo em comum a frequência da unidades curriculares Design para a Inovação Social e Design Social em Gerontologia. “Uma mensagem que queremos transmitir é ‘não deixe nunca de dizer obrigada a quem merece, um simples gesto faz a diferença”, explica o grupo, na sua página de Facebook.                                 

Por todo o país, estudantes do Ensino Superior mobilizam-se para fazer frente às consequências sociais da pandemia da Covid-19. Apoio a estudantes, idosos ou sem-abrigo são alguns dos exemplos das muitas ações em que participou a comunidade estudantil, durante os últimos 12 meses. Conhece vários exemplos na edição deste mês da revista Forum Estudante. E se procuras apoio financeiro para uma ação de estudantes para combate à Covid-19, inscreve-te na plataforma Transforma Portugal. 

Conhece mais histórias de estudantes que combatem a pandemia:
#1 O primeiro passo de Susana
#2 Como Miguel encontrou um sentido

#3 Joana e Diana criaram "um porto de abrigo"
#4 Nicole partilhou histórias, para criar ligações
#5 Mariana abriu janelas entre gerações
#6 Francisco ofereceu flores e "espalhou vida"
#7 Miguel e o desejo de ajudar