Os dias passaram a correr e amanhã começas a saga dos Exames Nacionais. Passaste muitas semanas a estudar e a preparar-te para esta prova e, agora que chegou a véspera, não sabes bem o que deves fazer. Não te preocupes: trazemos-te aqui 5 dicas para te ajudar na véspera dos Exames Nacionais.

A bom ver, este é mais um dia que pode ser aproveitado, mas não da maneira frenética que costumam ser os últimos dias de estudo. É fundamental pensar nos pequenos detalhes, como cuidar da alimentação e do sono, para que possas chegar ao exame nas tuas melhores condições.

 

Na véspera do Exame Nacional 02

#1 – Manter a calma

É um clássico dizer-se que a frase "tem calma" tem o efeito absolutamente contrário. É verdade que pode ser mais fácil de dizer do que fazer, mas manter a calma é essencial nesta fase final. Isto porque o pânico será contraproducente. Pensa que tens ainda um dia inteiro para aproveitar e poderás fazer dele o dia mais produtivo da tua vida de estudante. Não será na véspera que vais conseguir alterar significativamente o teu conhecimento, é certo, mas ainda há muito que poderás fazer.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


Na véspera do Exame Nacional 03

 

#2 – Rever os pontos importantes

A véspera de um exame não é a altura indicada para voltar a ler toda a matéria de uma ponta à outra: esse é o trabalho de estudo que terás de fazer antes. É muito importante rever, mas não te prendas à ilusão de rever tudo tintim por tintim. Durante o estudo, podes ir selecionando a matéria mais importante, que podes escrever em pequenos cartões (ou flashcards). Esses cartões serão a tua grande ajuda na revisão do último dia.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


Na véspera do Exame Nacional 04

 

#3 – Fazer exames de anos anteriores

Uma ótima forma de te preparares para um exame é… fazer um exame! Podes procurar simular as condições do exame (tempo cronometrado, uma mesa diferente, sem consulta, etc.) para te ambientares melhor. Vais ficar mais familiarizado com a linguagem dos exames e com o género de problemas que te apresentam.

Podes consultar o arquivo de enunciados no site do IAVE: clica aqui!

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


Na véspera do Exame Nacional 05


#4 – Cuidados com o descanso e a alimentação

Na reta final, é também importante relaxares e tranquilizares-te. Nesse aspeto, pode ser útil tomar um bom banho quente, por exemplo. Deves também comer uma refeição leve e beber bastantes líquidos. Ouvir música e fazer algum exercício leve podem também ser boas ideias, se isso te ajudar a relaxar.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.


Na véspera do Exame Nacional 06


#5 – Não te deites tarde!

A emoção pode ser grande, mas tenta dormir pelo menos oito horas, porque o teu cérebro precisa de descansar para estar bem desperto no dia seguinte. Não faças diretas na véspera do exame: o resultado poderá ser pior. A informação não é bem apreendida e vais cansado para a prova, o que fará uma grande diferença na velocidade (e qualidade) do teu raciocínio e capacidade de concentração.

Bom estudo e boa sorte!